O QUE LHE RESERVA A CARREIRA
As organizações modernas já perceberam a importância de um controle financeiro rígido, que seja capaz de torná-las cada vez mais fortes em um mercado tão competitivo. O profissional dessa área é responsável por contribuir com o cuidado nas questões financeiras das organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Seu trabalho abrange, dentre diversas atividades, as de controlador, de tesoureiro, de gestor de negócio e consultor.
Como gestor financeiro, o profissional se torna apto a lidar com as questões financeiras da organização, sendo capaz de formular documentos analíticos para tomadas de decisão, avaliar custos, articular soluções, entre outras questões relevantes no tocante as questões financeiras.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM GESTOR FINANCEIRO
O gestor financeiro atua no planejamento financeiro, na organização, direção, captação e nos investimentos de recursos de uma empresa. Analisa os créditos e os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa. Pode atuar ainda na área de auditoria. De olho nas mudanças econômicas do país, analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho da companhia. Ocupa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
- CONTROLADOR: O controlador tem como funções mapear os fluxos de saídas e de entradas de recursos da empresa, visando à meta estabelecida de lucros;
- TESOUREIRO: Responsável pela gestão do caixa da empresa;
- GESTOR DE NEGÓCIOS: Responsável pela captação de novos negócios que sejam rentáveis para a empresa em função do poder de negociação com novos parceiros e fornecedores;
- CONSULTOR: Profissional que analisa os resultados financeiros das empresas e com base nisto é capaz de emitir parecer a respeito de novos investimentos ou ações necessárias para sanar as contas das empresas.
CONTEÚDO
O curso aborda temas relacionados a disciplinas como: contabilidade, economia, administração e direito. Além disso, o curso tem disciplinas com temáticas específicas para formação do profissional, tais como: finanças, mercado financeiro e de capitais, gestão de riscos, práticas financeiras, entre outras.
CAMPO DE TRABALHO
O curso Gestão Financeira forma profissionais dotados de uma visão sistêmica dos principais enfoques necessários para a gestão financeira das organizações. Tem por meta buscar o sucesso das empresas, oferecendo ao aluno o conhecimento dos principais métodos e instrumentos que possibilitam os melhores resultados na gestão financeira e de mercado. O gestor financeiro pode atuar nas mais variadas áreas, tais como:
- Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria;
- Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);
- Instituições financeiras;
- Órgãos públicos;
- Institutos e Centros de Pesquisa;
- Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
TITULAÇÃO
Tecnólogo em Gestão Financeira
DURAÇÃO
1,5 anos
SEMIPRESENCIAL
VANTAGENS E METODOLOGIA
A aceleração que o mundo passa e os seus impactos em nossa rotina, tem exigido cada vez mais que o indivíduo esteja sempre atualizado e preparado para enfrentar desafios, conciliando sua formação acadêmica com sua vida profissional e pessoal.
Esse cenário moldado pela evolução tecnológica, aponta para novos paradigmas educacionais e para atender as necessidades dos estudantes que não têm disponibilidade para aulas presenciais todos os dias, ofertamos a metodologia semipresencial, que une todos os benefícios e a flexibilidade da metodologia EAD, sem abrir mão da experiência da sala de aula e a interação física entre os discentes e docentes.
A metodologia semipresencial combina disciplinas a distância e disciplinas presenciais, e explora o autodesenvolvimento e a autocapacitação dos alunos, o que estimula ainda mais a produção e o compartilhamento de saberes.
Assim, o conceito do ensino presencial une-se a flexibilidade do EaD, com sua metodologia inovadora, que prioriza a flexibilidade de horários; estimula a autonomia da aprendizagem; explora a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas ferramentas:
- Viabiliza o uso de várias estratégias de ensino e de aprendizagem via web;
- Viabiliza a permanência do aluno em seu ambiente de trabalho ou familiar, aproximando os conhecimentos (estudados e construídos) da realidade de cada aluno;
- Possibilita o incentivo à educação constante;
- Permite mais disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados;
- Possibilita a autonomia na aprendizagem, pois requer mais comprometimento do aluno e permite maior desenvolvimento;
- Provoca a interação entre alunos com a possibilidade de troca de experiências;
- Disponibiliza o apoio constante ao aprendizado por meio do ambiente virtual;
- Desenvolve a familiarização do aluno com as mais diversas tecnologias;
- Propicia interação entre alunos e professores, com a possibilidade de troca de experiências a distância e presencialmente;
- Possibilita a inserção do aluno na instituição de ensino, sem a participação diária em sala de aula.
O diploma é o mesmo dos cursos presenciais e o estudante estará apto para concorrer a uma vaga na área de formação, prestar concursos públicos e cursar pós-graduações e mestrado.
Há um mundo de descobertas e a educação a distância cresce e renova-se para lhe atender e prepará-lo cada vez mais para o mercado de trabalho.
ENCONTROS PRESENCIAIS OBRIGATÓRIOS
Para realização das disciplinas presenciais:
As aulas presenciais acontecem de acordo com o cronograma do curso informado pela coordenação
Para realização das provas das disciplinas a distância:
Dois encontros semestrais, para a realização das provas presenciais, de acordo com a programação informada pela coordenação do curso.