O QUE LHE RESERVA A CARREIRA
O profissional dessa área é responsável pela liderança na condução dos processos de capital humano das organizações. Seu trabalho abrange as atividades de desenvolver e gerenciar planos de remuneração e carreiras nas empresas, supervisionar o recrutamento e seleção de pessoal, e coordenar projetos de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores das instituições.
Como Gestor de Recursos Humanos, o profissional se torna apto a lidar com equipes de trabalho, administrar conflitos e processos de mudança, formular e aplicar pesquisas sobre o nível de satisfação de empregados, além de representar a empresa junto às entidades de classe.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM GESTOR DE RECURSOS HUMANOS
O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.
Este profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
- Desenvolver e gerenciar planos de carreira nas empresas;
- Analisar estratégias institucionais;
- Elaborar planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal;
- Administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas integrando-as aos setores da empresa;
- Avaliar a necessidade de novos colaboradores;
- Realizar o manejo do quadro de funcionários.
CONTEÚDO
Disciplinas específicas da área, tais como: Recrutamento, Seleção e Socialização; Liderança e Desenvolvimento de Equipes; Divisão e Modelagem de Cargos; Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional; Gestão de Desempenho; Treinamento e Desenvolvimento Pessoal; Psicologia e Comportamento nas Organizações, entre outras.
CAMPO DE TRABALHO
O profissional pode atuar em todas as frentes que envolvem o gerenciamento de recursos humanos em uma organização. Cada vez mais as empresas têm valorizado o capital humano nas organizações e o Gestor de RH vem para apoiar e conduzir todo esse processo. O gestor de recursos humanos pode atuar nas mais variadas áreas, tais como:
- Recrutamento e seleção;
- Remuneração e carreira;
- Divisão e modelagem de cargos;
- Gestão de DP;
- Desenvolvimento de equipes.
TITULAÇÃO
Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
DURAÇÃO
1,5 anos
SEMIPRESENCIAL
VANTAGENS E METODOLOGIA
A aceleração que o mundo passa e os seus impactos em nossa rotina, tem exigido cada vez mais que o indivíduo esteja sempre atualizado e preparado para enfrentar desafios, conciliando sua formação acadêmica com sua vida profissional e pessoal.
Esse cenário moldado pela evolução tecnológica, aponta para novos paradigmas educacionais e para atender as necessidades dos estudantes que não têm disponibilidade para aulas presenciais todos os dias, ofertamos a metodologia semipresencial, que une todos os benefícios e a flexibilidade da metodologia EAD, sem abrir mão da experiência da sala de aula e a interação física entre os discentes e docentes.
A metodologia semipresencial combina disciplinas a distância e disciplinas presenciais, e explora o autodesenvolvimento e a autocapacitação dos alunos, o que estimula ainda mais a produção e o compartilhamento de saberes.
Assim, o conceito do ensino presencial une-se a flexibilidade do EaD, com sua metodologia inovadora, que prioriza a flexibilidade de horários; estimula a autonomia da aprendizagem; explora a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas ferramentas:
- Viabiliza o uso de várias estratégias de ensino e de aprendizagem via web;
- Viabiliza a permanência do aluno em seu ambiente de trabalho ou familiar, aproximando os conhecimentos (estudados e construídos) da realidade de cada aluno;
- Possibilita o incentivo à educação constante;
- Permite mais disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados;
- Possibilita a autonomia na aprendizagem, pois requer mais comprometimento do aluno e permite maior desenvolvimento;
- Provoca a interação entre alunos com a possibilidade de troca de experiências;
- Disponibiliza o apoio constante ao aprendizado por meio do ambiente virtual;
- Desenvolve a familiarização do aluno com as mais diversas tecnologias;
- Propicia interação entre alunos e professores, com a possibilidade de troca de experiências a distância e presencialmente;
- Possibilita a inserção do aluno na instituição de ensino, sem a participação diária em sala de aula.
O diploma é o mesmo dos cursos presenciais e o estudante estará apto para concorrer a uma vaga na área de formação, prestar concursos públicos e cursar pós-graduações e mestrado.
Há um mundo de descobertas e a educação a distância cresce e renova-se para lhe atender e prepará-lo cada vez mais para o mercado de trabalho.
ENCONTROS PRESENCIAIS OBRIGATÓRIOS
Para realização das disciplinas presenciais:
As aulas presenciais acontecem de acordo com o cronograma do curso informado pela coordenação
Para realização das provas das disciplinas a distância:
Dois encontros semestrais, para a realização das provas presenciais, de acordo com a programação informada pela coordenação do curso.