O QUE LHE RESERVA A CARREIRA
Após a crise econômica mundial deflagrada ao final da primeira década do século XXI, ficou explícito que o uso da qualidade como ferramenta de gestão funcionou como diferencial para as empresas que sentiram menos os efeitos do desaquecimento do mercado.
Os profissionais formados neste curso estarão aptos a aproveitar um mercado de trabalho que se amplia com os novos investimentos que vieram nos últimos anos para Pernambuco e para o Brasil. A este contexto devem ser somadas as exigências do mercado internacional.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM GESTOR DA QUALIDADE
O gestor da qualidade deve ser capaz de identificar os processos, em todas as dimensões da organização para posteriormente modelá-los e gerenciá-los. Para tanto, deve ser detentor dos conhecimentos de indicadores de desempenho, gerenciando e divulgando, conforme as necessidades da empresa, com a finalidade de manter os demais gestores providos de informações estratégicas para a manutenção da saúde da empresa.
É um requisito para uma empresa que pretende manter-se no ambiente altamente concorrencial, o domínio da organização ISO; trata-se de um diferencial e de uma exigência de mercado e só um profissional versado neste tema tem a capacidade de inserir a empresa nestas exigências internacionais.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
- Avaliação de procedimentos;
- Análise de práticas e rotinas organizacionais;
- Adequação dos processos aos padrões e normas de certificação;
- Gerenciamento do processo de certificação;
- Supervisão de alterações nos processos produtivos;
- Educação dos colaboradores da organização para a qualidade;
- Apoio à Gestão Estratégica no sentido de aproveitamento máximo dos recursos;
- Composição de programas de qualidade com abordagens específicas em meio ambiente, saúde ocupacional e responsabilidade socioambiental.
CONTEÚDO
O curso aborda temas relacionados a disciplinas como: planejamento; logística; metrologia; processos, indicadores, auditoria e gestão da qualidade.
CAMPO DE TRABALHO
O profissional pode atuar em todas as frentes que envolvem a qualidade em uma organização, principalmente na criação, implantação, gerência e acompanhamento de sistemas de qualidade, criando uma cultura de mais qualidade para a empresa em que atua ou objetivando a obtenção de certificados de qualidade ISO. Podem atuar nas mais variadas áreas:
- Planejamento de Análise e Custos;
- Controle da Qualidade;
- Análise de Métodos;
- Auditoria na Qualidade;
- Implantação de Controle e Projetos;
- Implantação de Serviços;
- Planos de Racionalização;
- Reorganização de Projetos;
- Docência.
TITULAÇÃO
Tecnólogo em Gestão da Qualidade
DURAÇÃO
1,5 anos
SEMIPRESENCIAL
VANTAGENS E METODOLOGIA
A aceleração que o mundo passa e os seus impactos em nossa rotina, tem exigido cada vez mais que o indivíduo esteja sempre atualizado e preparado para enfrentar desafios, conciliando sua formação acadêmica com sua vida profissional e pessoal.
Esse cenário moldado pela evolução tecnológica, aponta para novos paradigmas educacionais e para atender as necessidades dos estudantes que não têm disponibilidade para aulas presenciais todos os dias, ofertamos a metodologia semipresencial, que une todos os benefícios e a flexibilidade da metodologia EAD, sem abrir mão da experiência da sala de aula e a interação física entre os discentes e docentes.
A metodologia semipresencial combina disciplinas a distância e disciplinas presenciais, e explora o autodesenvolvimento e a autocapacitação dos alunos, o que estimula ainda mais a produção e o compartilhamento de saberes.
Assim, o conceito do ensino presencial une-se a flexibilidade do EaD, com sua metodologia inovadora, que prioriza a flexibilidade de horários; estimula a autonomia da aprendizagem; explora a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas ferramentas:
- Viabiliza o uso de várias estratégias de ensino e de aprendizagem via web;
- Viabiliza a permanência do aluno em seu ambiente de trabalho ou familiar, aproximando os conhecimentos (estudados e construídos) da realidade de cada aluno;
- Possibilita o incentivo à educação constante;
- Permite mais disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados;
- Possibilita a autonomia na aprendizagem, pois requer mais comprometimento do aluno e permite maior desenvolvimento;
- Provoca a interação entre alunos com a possibilidade de troca de experiências;
- Disponibiliza o apoio constante ao aprendizado por meio do ambiente virtual;
- Desenvolve a familiarização do aluno com as mais diversas tecnologias;
- Propicia interação entre alunos e professores, com a possibilidade de troca de experiências a distância e presencialmente;
- Possibilita a inserção do aluno na instituição de ensino, sem a participação diária em sala de aula.
O diploma é o mesmo dos cursos presenciais e o estudante estará apto para concorrer a uma vaga na área de formação, prestar concursos públicos e cursar pós-graduações e mestrado.
Há um mundo de descobertas e a educação a distância cresce e renova-se para lhe atender e prepará-lo cada vez mais para o mercado de trabalho.
ENCONTROS PRESENCIAIS OBRIGATÓRIOS
Para realização das disciplinas presenciais:
As aulas presenciais acontecem de acordo com o cronograma do curso informado pela coordenação
Para realização das provas das disciplinas a distância:
Dois encontros semestrais, para a realização das provas presenciais, de acordo com a programação informada pela coordenação do curso.