O QUE LHE RESERVA A CARREIRA
O objetivo do Curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O profissional de licenciatura em Letras deve ter domínio do uso da íngua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM PROFISSIONAL FORMADO EM LETRAS
O curso de Letras é uma área que está centrada em vários campos dos saberes e oferece ao formando uma base sólida que compreenda todas as áreas de atuação desse profissional, dando-lhe uma visão ampla da profissão e do mercado, cuja formação o habilitará para atuar na educação. Em detalhes:
Entendimento do processo linguístico como um dos meios favoráveis de inserção social;
Gerenciamento de práticas educativas embasadas no dialogismo de diferentes linguagens e códigos para a melhoria do ensino;
Percepção crítica dos diferentes movimentos e correntes teóricas dos estudos linguísticos, literários e educacionais;
Capacidade para lidar de maneira crítica com as linguagens nos contextos oral e escrito;
Valorização do processo de leitura e escrita como formas de alcançar a autonomia reflexiva;
Fomentação da atividade de pesquisa como meio privilegiado de aquisição de aprendizagens;
Promoção de contatos com novas tecnologias, associadas à utilização da língua portuguesa.
CONTEÚDO
A metodologia definida para desenvolver as atividades do curso de graduação em Letras expressa coerência com os objetivos do curso, com os princípios institucionais e com sua estrutura curricular. Disciplinas na área de Humanas, exemplos: Didática, Comunicação e Expressão, Estética e História da Arte, Psicologia da Aprendizagem, Fundamentos da Teoria Literária, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino, Literatura Popular, Análise do Discurso.
CAMPO DE TRABALHO/ATIVIDADES
Para o Licenciado em Letras, os principais campos de trabalho estão nas escolas de ensinos Fundamental e Médio (da rede Pública e Privada). Mas também há espaço em editoras, para fazer a preparação de originais e para revisar e traduzir textos, e nas áreas de interpretação.
Tradução – Traduzir textos em português para outros idiomas ou vice-versa;
Editoração – Editar textos dos mais variados tipos: obras literárias, acadêmicas, anúncios, revistas, jornais, etc. Adaptando, se necessário, para os diferentes tipos de mídia e comunicação;
Revisão – Revisar textos, acadêmicos ou não, corrigindo a ortografia e gramática como a estrutura dos textos (divisão dos capítulos e parágrafos, citações, etc.) a fim de que o texto dentro do gênero pretendido esteja dentro das normas exigidas;
Interpretação – Interpretar e estabelecer a comunicação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma (traduzir simultaneamente reuniões, palestras e até transmissões ao vivo de eventos internacionais);
Produção Textual – Escrever os mais diversos tipos de textos, como obras literárias (romances, novelas, prosas e outros), crônicas, colunas para jornais, revistas, textos publicitários utilizados como peças de marketing, conteúdo para sites e blogs.
Palestrante – Realizar palestras e cursos sobre vários temas relacionados a língua falada e escrita.
TITULAÇÃO
Licenciado em Letras
DURAÇÃO
3 anos
SEMIPRESENCIAL
VANTAGENS E METODOLOGIA
A aceleração que o mundo passa e os seus impactos em nossa rotina, tem exigido cada vez mais que o indivíduo esteja sempre atualizado e preparado para enfrentar desafios, conciliando sua formação acadêmica com sua vida profissional e pessoal.
Esse cenário moldado pela evolução tecnológica, aponta para novos paradigmas educacionais e para atender as necessidades dos estudantes que não têm disponibilidade para aulas presenciais todos os dias, ofertamos a metodologia semipresencial, que une todos os benefícios e a flexibilidade da metodologia EAD, sem abrir mão da experiência da sala de aula e a interação física entre os discentes e docentes.
A metodologia semipresencial combina disciplinas a distância e disciplinas presenciais, e explora o autodesenvolvimento e a autocapacitação dos alunos, o que estimula ainda mais a produção e o compartilhamento de saberes.
Assim, o conceito do ensino presencial une-se a flexibilidade do EaD, com sua metodologia inovadora, que prioriza a flexibilidade de horários; estimula a autonomia da aprendizagem; explora a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas ferramentas:
- Viabiliza o uso de várias estratégias de ensino e de aprendizagem via web;
- Viabiliza a permanência do aluno em seu ambiente de trabalho ou familiar, aproximando os conhecimentos (estudados e construídos) da realidade de cada aluno;
- Possibilita o incentivo à educação constante;
- Permite mais disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados;
- Possibilita a autonomia na aprendizagem, pois requer mais comprometimento do aluno e permite maior desenvolvimento;
- Provoca a interação entre alunos com a possibilidade de troca de experiências;
- Disponibiliza o apoio constante ao aprendizado por meio do ambiente virtual;
- Desenvolve a familiarização do aluno com as mais diversas tecnologias;
- Propicia interação entre alunos e professores, com a possibilidade de troca de experiências a distância e presencialmente;
- Possibilita a inserção do aluno na instituição de ensino, sem a participação diária em sala de aula.
O diploma é o mesmo dos cursos presenciais e o estudante estará apto para concorrer a uma vaga na área de formação, prestar concursos públicos e cursar pós-graduações e mestrado.
Há um mundo de descobertas e a educação a distância cresce e renova-se para lhe atender e prepará-lo cada vez mais para o mercado de trabalho.
ENCONTROS PRESENCIAIS OBRIGATÓRIOS
Para realização das disciplinas presenciais:
As aulas presenciais acontecem de acordo com o cronograma do curso informado pela coordenação
Para realização das provas das disciplinas a distância:
Dois encontros semestrais, para a realização das provas presenciais, de acordo com a programação informada pela coordenação do curso.